segunda-feira, 25 de maio de 2009

Deserto do Atacama


Um dos principais objetivos da nossa expedição é o Deserto do Atacama, ou melhor explorar esse fantastico lugar. Vejamos um trecho do que foi publicado no Wikipédia sobre o lugar: O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.
As temperaturas no deserto variam entre 0
ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte. Somente por esse breve texto já da pra se ter idéia dos atrativos que iremos encontrar. Tenho pesquisado muito sobre o nosso roteiro, que está prestes a ser estabelecido. Quero sentar e conversar com nossos amigos Clécio e Nico pra trocar uma idéia sobre o caminho que eles fizeram pra só então bater o martelo sobre o trajeto. Hoje recebemos um comentário bem legal no blog do FH de São Paulo, ele que é editor do Blog Route777 (route777.blogspot.com) nos indicou o blog expedicaoaventuraatacama.blogspot.com/ que fizeram recentemente uma viagem de moto pelo deserto do Atacama. Ambos os Blogs são bem interessantes e valem à pena. Obrigado.

Foto da escultura Mão do Deserto, que fica obviamente no Deserto do Atacama

2 comentários:

  1. Opa!
    Tenho amigos em cwb e devo uma visita a eles. No 2o. semestre tirarei esta pendencia e te aviso antes para sentarmos e tomando uma gelada conto minha experiencia no atacama.
    Obrigado pelas dicas, e com certeza antes de editar um post de cwb (fui a passeio ai em 2006 e a trabalho diversas vezes) mandarei para vcs auditarem antes de postar.
    Se vierem para SP, como vcs farão uma viagem de moto, posso tentar um encontro com o rogerio e rodrigo do blog que eu indiquei e eles podem passar todas as dicas possiveis tambem...
    tudo para que vcs façam essa trip um marco.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marcos
    Antes de tudo agradecemos por colocar nosso blog dentre os seus favoritos. É importante trocarmos experiencias sobre as viagens para não cair em roubadas como algumas que aconteceram com a gente. Já dizia meu pai: - Aprenda com os erros dos outros e não espere acontecer com vc... Estaremos a disposição para esclarecer dúvidas que estiverem ao nosso alcance. Se não estiverem com certeza alguem que fuça o blog poderá esclarece-la, pois temos varios amigos por aqui que também foram ao Atacama. Desfrute ao máximo o que Deus colocou à nossa disposição... Se for de moto melhor ainda!!!
    Grande Abç e nice trip
    Rogério

    ResponderExcluir