quinta-feira, 21 de maio de 2009

GPS Zumo 550

Hoje vou falar um pouco sobre um equipamento muito útil que iremos utilizar durante a expedição, o GPS. Uma breve explicação sobre esse aparelho, retirado do Wikipédia. O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do acrónimo/acrônimo do inglês Global Positioning System), é um sistema de posicionamento por satélite americano, por vezes incorretamente designado de sistema de navegação, utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra ou em órbita. Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS americano e o Glonass russo; também existem mais dois sistemas em implantação; o Galileo europeu e o Compass chinês. Simplificando a explicação do sistema, ele oferece a posição exata baseada em satelites. Aliando a funcionalidade do GPS com sistemas de mapa, nós temos equipamentos de navegação que podem determinar os caminhos para um determinado local. Pretendemos utilizar um equipamento tecnologicamente muito avançado da empresa lider mundial em navegação a Garmin e um equipamento especifico para motos o Zumo modelo 550. Esse equipamento possibilita, por exemplo, um calculo preciso de autonomia baseado em informações fornecidas pelo usuário, com isso fica mais facil traçar a estratégia de paradas. É lógico que essa autonomia será baseada em uma média que iremos calcular manualmente. Utilizaremos o GPS para coletar a rota e os pontos onde as fotos serão realizadas, com isso nosso projeto fotografico sera bastante rico em informações.

 

Vejas as especificações do ZUMO 550 da Garmin:

* sistema por toque na tela
* Alto brilho, tela resistente a raio ultravioleta.
* Inclui tríplice informação, como marcador de combustível, que alerta a hora do abastecimento.
* Pode ser instalado em qualquer tipo de moto como o suporte universal
* Suporte incluso (com alto-falante) para leitura dos dados enquanto pilota
* A prova d’água e vibração

Pretende adquirir esse equipamento de navegação com bastante antecedência, pois terei que aprender a utilizar de maneira correta.

Um comentário:

  1. Opa... estou indo viajar agora em junho para la, mas vou de aviao mesmo.
    acho legal vc ler esse blog tb, que sao 2 paulistas que foram de moto para o atacama: http://expedicaoaventuraatacama.blogspot.com/

    Vou favoritar seu blog no meu para que eu acompanhe esta aventura, ok?

    abs

    ResponderExcluir